O deputado estadual Samuel Junior (Republicanos) fez um discurso, considerado machista, enquanto presidia a sessão ordinária na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), na segunda-feira (4). Durante sua fala, ele disse que iniciou o mês de março, que celebra o Dia Internacional da Mulher, fazendo a feira da própria casa, como forma de homenagear as mulheres e a esposa dele.
Em conversa com o Portal Salvador FM, a fala do deputado foi criticada pela procuradora especial da mulher da AL-BA, a deputada Fabíola Mansur (PSB), citada por Samuel no discurso. "A brincadeira infeliz reflete a desigualdade existente entre os gêneros na distribuição das tarefas domésticas, cujas responsabilidades deveriam ser equitativamente compartilhadas entre homens e mulheres".
A polêmica fala
“Aproveito também para parabenizar a senhora, deputada Fabíola [Mansur]; tem sido uma guerreira, não só em defesa da saúde, mas uma grande representante [das mulheres]”, afirmou o deputado no Pequeno Expediente da AL-BA, quando os parlamentares têm a oportunidade de discursar em plenário, disse o deputado.
O deputado prosseguiu em seu discurso: “Comecei [a homenagem às mulheres no dia] 1° de março, já fazendo a feira. Quando digo fazendo a feira, porque a gente, nas grandes atividades, nem sempre consegue ir ao mercado, eu disse: ‘no mês de março, vou começar fazendo a feira, homenageando também a minha esposa”, declarou Samuel.