Política

Declaração do Imposto de Renda 2023 começa nesta quarta; especialista explica o que deve ser feito

A advogada tributarista Isabela Estioquete, em entrevista ao Programa Fora do Plenário, da Salvador FM,  explicou o que deve ser feito neste período.

Reprodução
Reprodução

O período para entregar a declaração do Imposto de Renda 2023 iniciou nesta nesta quarta-feira (15) e termina às 23h59 do dia 31 de maio. A advogada tributarista Isabela Estioquete, em entrevista ao Programa Fora do Plenário, da Salvador FM,  explicou o que deve ser feito neste período.

"Neste ano tivemos algumas mudanças interessantes, a Receita Federal vêm se modernizando de modo a facilitar. Dentre essas novidades é que temos mais um mês em relação a 2022 para fazer a entrega", frisou Isabela. 

Outro ponto novo na declaração é a parte pré-preenchida. "Agora você consegue já puxar de outros anos dados para te auxiliar. Além disso, quem utiliza o PIX ainda vai receber uma prioridade na hora da reestituição. Podendo a partir de primeiro de maio já ter esse dinheiro de volta", destacou a advoga que ainda alertou para a necessidade da chave pix ser CPF. 

Ainda cabe destacar que para aqueles que perderem o prazo de entrega é aplicado uma multa no valor de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, calculado na declaração. 

Além disso, para evitar cair na malha fina a advogada destaca que é preciso conferir as informações no sistema da Receita Federal e comparar com os recibos dos gastos, para que só seja precisa colocar à mais aquelas despesas que precisem ser declaradas. 

São esperados que praticamente 40 milhões de brasileiros terão que acertar as contas com o Leão ao realizar a declaração do Imposto de Renda 2023. Deve declarar neste ano quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano, ou cerca de R$ 2.380 por mês, incluindo salários, aposentadorias, pensões e aluguéis.

Assista ao programa na íntegra: