A vereadora de Lauro de Freitas, Débora Régis (PDT), ironizou uma declaração recente da prefeita da cidade, Moema Gramacho (PT), acerca de quantidade de moradores em situação de rua no município da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
No início de junho, a petista afirmou que a cidade não teria nem oito pessoas dentro deste cenário. "Hoje, se você me perguntar, não deve ter nem oito. Assim que a gente detecta, a gente tira da rua. Venezuela… temos 200 em Lauro de Freitas. Todos acolhidos. Temos o CRAI, que é o Centro de Referência e Apoio ao Imigrante. Tem um ano e pouco. Os venezuelanos, antes do CRAI, a gente também buscava saber de onde vinha, se tinha parente, e dava bolsa aluguel. Eu faço isso", afirmou ela, em entrevista à Rádio Metrópole.
A estimativas dela, no entanto, esbarram nos próprios dados divulgados pela sua assessoria de comunicação. Em julho de 2021, por exemplo, a gestão disse ter vacinado contra a Covid 1.327 pessoas em situação de rua. Em fevereiro de 2022, novamente o órgão trouxe a informação de que mais de 400 pessoas, em situação de vulnerabilidade social, são acompanhadas pelo Consultório na Rua em Lauro de Freitas.
Entrevistada do programa Fora do Plenário, na Rádio Salvador FM, nesta quarta-feira (5), Débora além de debochar da fala da adversária política, afirmou que Moema Gramacho vende "uma cidade dos sonhos".
"Toda vez que a atual prefeita vai em uma entrevista, ela vende a cidade do sonho, uma cidade na qual as pessoas tem vontade de morar. É a cidade do paraíso. E, quando você vai transitar em Lauro de Freitas, você vê que não tem nada que ver com o que é dito nas entrevistas. Eu convido a pessoas a saírem à noite para ver quantos moradores de rua (…) no Caji e na Caixa D'Água tem vários, no centro de Lauro tem vários, no Largo do Caranguejo. Ela [Moema] não tem o controle da informação e infelizmente passa essa informação para a população que sabe que é mentira", disparou a pedetista.
Confira na íntegra a entrevista com a vereadora de Lauro de Freitas, Débora Régis, clicando no player abaixo: