Política

De olho na reeleição, prefeita de São Sebastião do Passé troca PP por PSD

Partido presidido pelo senador Otto Alencar chega a 116 prefeituras na Bahia

NULL
NULL

A prefeita de São Sebastião do Passé, Nilza da Mata, que disputará a reeleição em 2024, trocou o Partido Progressistas (PP) pelo Partido Social Democrático (PSD). A manobra, articulada pelo ex-prefeito da cidade, Breno Konrad, garantirá à ex-pepista uma aproximação com a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), já que nas eleições do ano passado, a prefeita montou palanque na cidade para o candidato ACM Neto (UB) e para o presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Apesar do apoio da prefeita, ACM Neto obteve apenas 38,34% dos votos válidos, contra 61,66% de Jerônimo. Já o presidente Lula obteve uma votação maior ainda, com 86,54% da preferência dos eleitores de São Sebastião do Passé, contra 13,46% de Bolsonaro. 

O ex-prefeito Breno Konrad, do PSD, governou a cidade entre 2017 e 2020, mas desistiu de concorrer a reeleição e direcionou seu grupo a apoiar a atual prefeita no último pleito municipal. O pessedista chegou a ensaiar uma candidatura a deputado estadual nas eleições de 2022, mas também desistiu de concorrer e pediu votos na cidade para a candidata Soraia Cabral (PP), esposa do prefeito de Candeias, Pitágoras Ibiapina (PP), ambos apoiadores de ACM Neto e amigos do ex-gestor sebastianense.

"Hoje dou um novo passo para um futuro de mais progresso e desenvolvimento para o nosso município", escreveu Nilza da Mata em suas redes sociais.