Política

De máscara, Bolsonaro chega a Aparecida do Norte para missa de Nossa Senhora Aparecida

O arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, havia declarado mais cedo que Bolsonaro poderia acompanhar a celebração sem máscara

Reprodução
Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou utilizando máscara em Aparecida do Norte na tarde de hoje (12) para participar de uma missa em comemoração ao dia da padroeira do Brasil no Santuário Nacional de Aparecida, no Vale do Paraíba. O arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, havia declarado mais cedo que Bolsonaro poderia acompanhar a celebração sem máscara.

“Vai poder assistir, sim. O Santuário está observando todas as normas sanitárias. Vamos respeitar a opinião dele e não estragar uma celebração como ocorreu em tantos outros lugares, como na ONU”, disse Brandes, em entrevista ao jornal O Vale.

Antes da chegada do chefe do Executivo, o arcebispo afirmou que "pátria amada não pode ser pátria armada". “Vou pedir que cada um de nós abrace o Brasil, abrace o nosso povo, a começar pelo povo mais original, vamos abraçar nossos índios, primeiro povo dessa Terra de Santa Cruz, vamos abraçar os negros que logo vieram fazer parte desta terra, vamos abraçar os europeus que aqui chegaram. Mas nestes abracemos o Brasil enlutado pelas 600 mil mortes. Vamos abraçar nossa crianças, porque hoje é o Dia da Criança. Vamos abraçar nossos pobres e abraçamos também nossas autoridades para que juntos construamos um Brasil pátria amada e para ser pátria amada, não pode ser pátria armada. Para ser uma pátria amada, seja uma pátria sem ódio. Para ser uma pátria amada, uma república sem mentiras, sem fake news. Pátria amada sem corrupção e pátria amada com fraternidade. Todos os irmãos construindo a grande família brasileira", afirmou.

Bolsonaro está no litoral paulista desde a última sexta-feira (8) e deve permanecer até esta terça (12). A prefeitura de Peruíbe chegou a multá-lo em R$ 500 por não usar máscara em suas visitas.