Cinquinta e cinco anos separam o prefeito mais jovem e o mais velho eleitos na Bahia no último domingo (6). De um lado, Ricardo Maia Chaves Filho, de 25 anos, reeleito para a prefeitura de Tucano, no nordeste baiano. Do outro, Pedro Dias da Silva, conhecido como Pedrão, de 79 anos, que volta ao comando de Caculé, no sudoeste do estado.
Ricardo Maia Filho foi reeleito prefeito de Tucano com mais de 78% dos votos. Ricardo, que já havia feito história ao ser eleito, nas eleições de 2020, aos 21 anos, pertence ao MDB e administra uma cidade com cerca de 48,7 mil habitantes.
Nascido em Cícero Dantas, o prefeito é solteiro, pardo e filho do deputado federal Ricardo Maia, ex-prefeito de Ribeira do Pombal. Ricardo Filho declarou um patrimônio superior a R$ 778 mil, incluindo imóveis, veículos e participação em empresa. O jovem governará o município ao lado do vice-prefeito Robson Ferreira (PSD) que tem 51 anos.
Prefeito mais velho
Com 79 anos, Pedrão será o prefeito mais velho da Bahia, assumindo a prefeitura de Caculé após vencer as eleições com 52% dos votos. Filiado ao PSB, ele vai governar uma cidade de 22,4 mil habitantes. Casado e com ensino fundamental incompleto, Pedrão retorna ao cargo de prefeito a partir de 1º de janeiro de 2025.
O patrimônio, declarado em R$ 686,5 mil, inclui propriedades rurais, casas, apartamentos e participação em empresa. O vice-prefeito eleito em Caculé é Willian, também do PSB, que tem 38 anos.