De volta

Davi Alcolumbre confirma favoritismo e é eleito presidente do Senado

Senador recebeu 73 dos 81 votos possíveis; esta será a segunda vez que o parlamentar presidirá a Casa

Davi Alcolumbre confirma favoritismo e é eleito presidente do Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Confirmando o favoritismo, o senador Davi Alcolumbre (União-AP) será o novo presidente da Casa no biênio 2025-2026. Em eleição realizada neste sábado (1º), ele recebeu 73 dos votos 81 votos possíveis dos colegas de Senado e vai suceder Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Outros dois postulantes ao cargo, o senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) receberam quatro votos, cada. Esta será a segunda vez que Alcolumbre presidirá a Câmara Alta. A primeira foi no período de 2019 até 2021, em uma eleição conturbada, com desistências, voto fantasma e “roubo” de pasta.

De acordo com o site Congresso em Foco, o senador tem trânsito com governistas e oposicionistas. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), avaliou que a relação do governo com o novo presidente será a mesma que teve com Rodrigo Pacheco.

Em nota divulgada pelo Palácio do Planalto após o resultado, o presidente Lula (PT) parabenizou Davi Alcolumbre pelo resultado conquistado.

“Um país cresce quando as instituições trabalham em harmonia. Caminharemos juntos na defesa da democracia e na construção de um Brasil mais desenvolvido e menos desigual, com oportunidades para todo o povo brasileiro”, disse o chefe do Executivo federal.

A expectativa agora é pela eleição da Presidência da Câmara dos Deputados, cujo início está previsto para as 16h. Neste pleito, o favorito para suceder Arthur Lira (PP-AL) e o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB).