O apresentador José Luiz Datena, filiado ao PSL desde julho deste ano, com o objetivo de concorrer à presidência em 2022, recebeu um convite para se filiar ao PDT, partido do pré-candidato Ciro Gomes. De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, o partido oferece ao jornalista a opção de ser vice na chapa do ex-governador do Ceará.
O presidente do PDT, Carlos Lupi, conta que o apresentador também tem a possibilidade de ser lançado a governador ou senador pela sigla. “Vamos avaliar em pesquisa as três opções: vice-presidente, governador ou senador por São Paulo", afirmou Lupi.
Segundo o jornal, a reunião entre Lupi e Datena ocorreu na segunda-feira (13), e o apresentador está analisando a proposta. Datena explica que decidiu manter conversas com outros atores políticos a partir da notícia de que PSL e DEM poderiam se fundir.
"Tenho muita afinidade com o Ciro, e ele é um cara que eu respeito e gosto muito. Essa aproximação tem suas diferenças, mas é ideologicamente parecida. Ele é um cara honesto, decente, não é inviável [aceitar o convite]. Respeito o Mandetta, mas o Ciro para mim é melhor que ele", disse o apresentador.
Lupi disse ainda que, caso Datena se filie ao partido, qualquer decisão será tomada em conjunto e baseada em pesquisas qualitativas e quantitativas. Lupi avalia que o jornalista é um nome conhecido nacionalmente, e "amigo do Ciro há muitos anos".