Eleições

Datafolha: Em segundo turno, Lula amplia vantagem contra Bolsonaro e atinge 58% das intenções de voto

Na nova rodada da pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (26), Bolsonaro aparece com 33% das intenções de voto, em um segundo turno contra Lula

Divulgação/Alan Santos e Ricardo Stuckert
Divulgação/Alan Santos e Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderou as pesquisas de segundo turno e ampliou a diferença em relação a seu principal adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a nova pesquisa Datafolha, divulgada pela Folha de São Paulo, nesta quinta-feira (26), Lula marca 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%.

Na pesquisa anterior, realizada em março, o petista tinha 55% das intenções de votos, contra 34% de Bolsonaro. A vantagem do ex-presidente, portanto, cresceu de 21 pontos percentuais para 25.

Votariam em branco ou nulo 8%, contra 10% antes, e 1% não sabe em qual deles votar – mesmo índice anterior.

Em comparação com março, a pesquisa atual mostra que, nos cenários testados, Bolsonaro se mantém estável e perde dos concorrentes, enquanto seus adversários, Lula e Ciro Gomes (PDT), oscilam para cima dentro da margem de erro ou crescem. 

O novo levantamento do Datafolha ouviu 2.556 pessoas em 181 cidades do país nesta quarta (25) e quinta (26). A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e está registrada no TSE com o número BR-05166/2022. A pesquisa foi contratada pela Folha.

Em um enfrentamento entre Bolsonaro e Ciro, no segundo turno, o pedetista vence o presidente por 52% a 36%. Em março, Ciro marcava 46%, e Bolsonaro tinha 37% das intenções de voto. Os brancos e nulos são 10%, contra 16% na pesquisa anterior. Os indecisos seguem somando 1%.

Já entre Lula e Ciro, é o petista quem venceria no segundo turno. Lula alcança 55% contra 29% do candidato do PDT. O cenário se mantém estável em relação à pesquisa de março, quando Lula marcou 54% e Ciro, 28%.

Aqueles que votariam branco ou nulo eram 17%, contra 15% agora. Os indecisos se mantêm em 1%.