O vereador de Salvador Daniel Alves (PSDB) rebateu neste sábado (11) a colega Marta Rodrigues (PT) sobre as críticas ao transporte público de Salvador. Para Alves, o gasto do metrô “é alto”, mas segundo ele “ninguém reclama”.
“O governo pagou apenas em 2022 R$ 817 milhões ao metrô. É escárnio também? Com o valor repassado ao metrô pelo governador nos últimos anos daria para deixar os ônibus de Salvador quase de graça para a população, sem aumento tarifário”, disse.
Sobre as críticas da petista às linhas de ônibus, Daniel Alves lembra que foi um pedido do ex-governador Rui Costa ao ex-prefeito ACM Neto. “O governador pediu a extinção de 100 linhas de ônibus que faziam o trajeto do metrô. É preciso assumir o ônus e a responsabilidade”, afirmou.
Segundo o vereador, o VLT do Subúrbio, que teve o contrato rescindido, “é uma prova que o governo não entende de mobilidade”.
“Fizeram um projeto, pagaram mais de R$ 57 milhões em folhas de papel e depois tiveram que romper com a empresa e refazer o trabalho. Hoje se fala até em comprar os trens usados de outro estado. Ninguém fala nada sobre isso”, apontou.
Com o aumento da passagem, os consórcios do STCO devem adquirir 130 ônibus convencionais com ar-condicionado e tecnologia Euro 6, que serão adicionados ao sistema até abril de 2024. Além disso, mais 58 ônibus para o BRT, entre veículos articulados e de 15 metros.
Além disso, a Prefeitura vai seguir com o processo de renovação da frota a partir da aquisição de mais 375 veículos com ar condicionado, sendo 75 elétricos, por meio de financiamento, cuja autorização já foi encaminhada à Câmara Municipal. Com isso, o sistema passará a ter mais de 50% da sua frota renovada até o próximo ano.