O partido político União Brasil, fruto da fusão entre o PSL e o DEM em 2021, elegeu 59 deputados no ano passado e se tornou uma peça importante na articulação do governo federal, que cedeu três ministérios à legenda na tentativa de formar uma base sólida na Câmara.
Entretanto, o partido enfrenta uma crise interna cada vez mais intensa, o que pode abrir espaço para que o Republicanos, liderado pelo governador paulista Tarcísio de Freitas, assuma o controle do Ministério do Turismo no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Atualmente, a ministra do Turismo é Daniela Carneiro, que faz parte do grupo de dissidentes do União Brasil que buscam a migração para o Republicanos sem perder o mandato.
Caso o TSE permita a mudança, o partido de Tarcísio de Freitas poderia assumir o controle do Ministério do Turismo e, possivelmente, de outros ministérios do governo.
O presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), no entanto, tem afirmado que o partido não fará parte da base de Lula, mesmo que o presidente ofereça um ministério à legenda.
Os parlamentares estão aguardando um desfecho do racha interno do União Brasil e uma prova de lealdade do partido antes de tomar qualquer decisão.