A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro inicia, nesta terça-feira (13), as votações dos primeiros pedidos de convocação para depoimentos ao colegiado, assim como convites.
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, estão na lista de pedidos. Ao todo, conforme o G1, o presidente da Comissão, deputado Arthur Maia (União-BA), pautou 285 pedidos dos parlamentares. 62 são de autoria da relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA).
Entre os alvos, estão: Anderson Torres, ex-secretário de Segurança Pública do DF e ex-ministro da Justiça; Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro; Gonçalves Dias, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF); e Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do GSI.
Aliados do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por exemplo, tendem a explorar rivais e contradições do governo de Jair Bolsonaro (PL). Já a oposição tenta impor a narrativa de que integrantes do governo Lula foram omissos nas invasões às sedes dos Três Poderes.