A Procuradoria-Geral da República (PGR) declarou através de nota, que vai contribuir para dar a agilidade necessária à apreciação dos fatos apresentados no relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. O posicionamento do Ministério Público (MP) se deu após alguns parlamentares temerem omissões por parte do procurador-geral, em razão de seu histórico de blindagem ao presidente e ao governo.
“Ao tempo em que nega todas as ilações e especulações feitas nas referidas divulgações, o procurador-geral da República reitera as declarações dadas diretamente aos senadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito e que foram reproduzidas em publicação no portal institucional”, diz a nota.
Segundo a Procuradoria, estão sendo adotadas as providências para o recebimento oficial do relatório e demais documentos que formam o conjunto probatório produzido pela CPI.
“O Ministério Público Federal possui regramento próprio para disciplinar o recebimento de documentos e provas destinados a subsidiar o trabalho finalístico da instituição. O cumprimento integral dessas regras garante a lisura do processo e dá segurança jurídica ao trabalho. O PGR indicou uma pessoa da equipe para o recebimento do material”, afirma a nota.