Na tentativa de evitar um possível pedido de indiciamento no relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, o ministro da Economia, Paulo Guedes declarou “não ter formação acadêmica na área de saúde que permita ter opinião pessoal quanto a qualquer tema relacionado à imunidade contra infecções”.Guedes foi questionado pela comissão se ele e sua equipe defenderam a imunidade de rebanho.
Em novembro do ano passado, o secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, disse que o país caminhava para a imunidade de rebanho. Naquela época, ele também disse que era “baixíssima a probabilidade de segunda onda [do cornavírus]”.
Em abril, durante reunião do Conselho de Saúde Suplementar, Guedes havia dito que os chineses inventaram o coronavírus, mas, ainda assim, têm uma vacina menos eficiente do que as desenvolvidas por farmacêuticas dos Estados Unidos. Sobre a declaração, Guedes informou que não se manifestou “de modo a dificultar a adoção de qualquer imunizante no Brasil”.