O requerimento para instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Petrobras já alcançou 126 assinaturas favoráveis à sua criação. São necessárias pelo menos 171 assinaturas dos deputados, o equivalente a um terço da Câmara dos Deputados, para que o texto seja enviado ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
A informação foi confirmada pelo deputado Altineu Côrtes (PL), que é presidente do PL no Rio. O parlamentar deu início à coleta das assinaturas na manhã de terça-feira (21). Sua expectativa é chegar ao total necessário nesta quarta-feira.
O governo Bolsonaro apoia a instalação do Inquérito da Petrobras, postura que tem sido vista como uma forma de pressionar a empresa e sinalizar à população que o governo tem reagido para mexer com as regras de reajuste de combustível da petroleira. Arthur Lira já chegou a sinalizar que é favorável às investigações. Caberá a ele decidir sobre a instalação da CPI, caso o requerimento obtenha o número mínimo necessário.