Um dos senadores que está na defesa do governo Bolsonaro na CPI da Covid, Marcos Rogério (DEM) resgatou um vídeo em que o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, fala sobre o uso da cloroquina em casos de covid no Estado. O vídeo é de abril de 2020.
No trecho exibido, o chefe da pasta estadual fala sobre o uso da medicação em pessoas internadas com a doença. À época, a Sesab afirmou, em nota oficial, que o governo tinha liberado mediante prescrição médica, o uso da associação dos medicamentos hidroxicloroquina e azitromicina para pacientes internados no Sistema Único de Saúde (SUS) com diagnóstico positivo para coronavírus (Covid-19). A deliberação ocorreu durante reunião da comissão científica criada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para analisar as evidências científicas envolvendo a Covid-19, que aconteceu na tarde desta quarta-feira.
Em julho do mesmo ano, a Sesab voltou atrás na decisão e emitiu novas orientações sobre o uso da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. De acordo com os documentos, a Sesab não recomenda que a cloroquina / hidroxicloroquina seja utilizada para tratamento ou prevenção da Covid-19 em qualquer contexto que não seja de um estudo de ensaio clínico. A pasta ainda reforça que, até o momento, não existem medicamentos aprovados para prevenção ou tratamento ambulatorial da Covid-19 com eficácia cientificamente comprovada.