Política

CPI Covid: Vilas-Boas rebate vídeo em que indica cloroquina

Vídeo feito em abril veio à tona durante depoimento na Comissão

Reprodução Instagram
Reprodução Instagram

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas rebateu o senador Marcos Rogério (DEM), que durante Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, nesta quinta-feira (20), mostrou um vídeo do secretário baiano informando sobre a aquisição de hidroxicloroquina pelo governo baiano para uso hospitalar em pacientes internados com coronavírus. Em mensagem do WhatsApp, Vilas- Boas diz que, “naquela época não havia evidências da ineficácia desses medicamentos”. O vídeo foi gravado em abril de 2020.

Segundo o secretário, até o momento do vídeo eles haviam liberado de maneira prudente e para uso hospitalar, sob responsabilidade do diretor médico. “Poucos meses depois, à luz das evidências acumuladas, emitimos uma recomendação contrária ao uso em qualquer circunstância e proibimos o uso no âmbito das unidades assistenciais de saúde do governo do estado”, escreveu.

No site da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foi feita uma postagem no dia 22 de julho de 2020 sobre a não recomendação do uso de cloroquina e hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19. “De acordo com os documentos, a Sesab não recomenda que a cloroquina / hidroxicloroquina seja utilizada para tratamento ou prevenção da Covid-19 em qualquer contexto que não seja de um estudo de ensaio clínico. A pasta ainda reforça que, até o momento, não existem medicamentos aprovados para prevenção ou tratamento ambulatorial da Covid-19 com eficácia cientificamente comprovada”, trecho da nota emitida pela Sesab.