Política

Consórcio Nordeste pede autorização da Anvisa para realização de testes para medicamentos contra a Covid

O grupo pede celeridade na análise sobre a autorização de testes clínicos e uso dos medicamentos contra a Covid-19

Fernando Frazão/ Agência Brasil
Fernando Frazão/ Agência Brasil

O governador do Piauí, Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste e coordenador da temática de vacina e enfrentamento à Covid, enviou ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e ao presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, pedindo celeridade na análise sobre a autorização de testes clínicos e uso dos medicamentos contra a Covid-19. O ofício foi enviado nesta terça-feira (21).

O pedido dos governadores visa solicitar e posteriormente autorizar o uso de medicamentos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para ampliar as opções disponíveis para o tratamento da Covid. Vale pontuar que as farmacêuticas Pfizer e Astrazeneca, fabrincantes de imunizantes contra a Covid-19, já lançaram e estudam novos medicamentos de combate ao vírus.

"Visando a contribuir para o enfrentamento e a superação da atual pandemia, dirigem-se a V. Exa. a fim de salientar a importância da conclusão da análise, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária- Anvisa, o mais rapidamente possível, do pedido de autorização para realização de testes clínicos com medicamentos contra Covid-19 produzidos pela Pfizer e Astrazeneca, bem como o subsequente pleito de permissão do uso emergencial desses fármacos, os quais após aprovados, serão fundamentais para ampliar as opções disponíveis de tratamento da doença, a exemplo das experiências positivas observadas em outros países”, destaca trecho da nota enviada ao chefe da pasta da Saúde do governo Bolsonaro.