Parece que, finalmente, agora vai. O Conselho de Administração da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) tomou uma decisão sobre o vereador Henrique Carballal (PDT), que aguarda desde março a nomeação para a presidência do órgão – ele até chegou a celebrar o fato com uma postagem nas redes sociais.
Na manhã desta quarta-feira (21), o colegiado aprovou a indicação do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para que o pedetista assuma o cargo. A posse dele no cargo depende apenas do chefe do Executivo baiano, que vai determinar a data e o local do ato, podendo ainda ocorrer no dia de hoje.
Carballal assume o posto deixado por Antônio Carlos Tramm, que se despediu, na terça (20), por meio de comunicado. Em conversa com o Portal Salvador FM, ele disse que tem como principais desafios a modernização e autonomia da Campanhia, mas que vai dialogar com o petista sobre o andamento da estatal.
Na Câmara Municipal de Salvador (CMS), com a saída de Carballal, quem assume o posto é o suplente Randerson Leal (PDT), filho do deputado estadual Roberto Carlos. A demora no processo de indicação demorou devido a necessidade de alterar a legislação estadual, assim como o estatuto da companhia para que um político com mandato pudesse ser indicado ao posto.