A prefeita reeleita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União), tomou posse no cargo em cerimônia realizada em uma casa de eventos no município localizada na região sudoeste da Bahia, na quarta-feira (1º). Além dela, tomaram posse como vice Aloísio Alan (Republicanos) e os 23 vereadores eleitos no pleito de outubro do ano passado.
Em discurso de posse, Sheila tratou o momento como “glorioso”, por se tratar do resultado de uma eleição que lhe garantiu uma vitória estrondosa nas urnas, em primeiro turno, deixando para trás candidatos que, segundo ela, chegaram a ser considerados favoritos.
No município, desde que o sistema de dois turnos passou a ser válido, esta foi a primeira vez que um candidato conseguiu se eleger em primeiro turno.
“Avançamos, aceleramos e agora decolaremos em direção aos 200 anos de emancipação política da nossa joia do sertão, e aqui lembramos de grandes pensadores e realizadores da nossa terra, como o ex-prefeito Pedral Sampaio, que completaria 100 anos em 2025. Somos gratos aos que vieram antes e projetaram a cidade para as futuras gerações. Tenham certeza disso, este é nosso compromisso. Conquista é um exemplo para Bahia e para o país. Vivemos em uma cidade grande e vamos torná-la ainda maior e melhor” enfatizou Sheila Lemos.
Conquista: Presidente da Câmara definido e novo secretariado
Antes da posse de Sheila, ocorreu a eleição para a Presidência da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. Na oportunidade, o escolhido foi o vereador Ivan Cordeiro (PL).
“Quero me comprometer publicamente com uma gestão democrática, aberta a todas as vozes sociais e do nosso legislativo, sem distinção de natureza partidária ou ideológica. Atuaremos sempre pelo bem maior de nosso município, da zona urbana e da nossa zona rural”, afirmou.
Após a cerimônia de posse, a prefeita realizou seu primeiro ato administrativo dando posse à equipe de secretários e anunciou sua primeira agenda de compromisso em 2025: a realização da primeira reunião com os secretários na manhã desta quinta-feira (2). Todos os nomes que faziam parte da gestão anterior foram mantidos.
No entanto, a expectativa é a de a prefeita envie à Câmara Municipal, em breve, uma reforma administrativa que aumentar em duas o número de secretarias: a de Esporte – desmembrando-se da atual Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – e a de Segurança Social.