Eleições

Conheça as principais propostas dos candidatos a prefeito para a Educação

Promessas foram protocoladas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).

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Candidatos a prefeito de Salvador (Foto: Arte/G1)

Os sete candidatos a prefeito de Salvador apresentaram propostas para a Educação nos planos de governo que foram protocolados no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

[A partir desta segunda-feira (12), o G1 lista em cinco reportagens as principais propostas de campanha dos candidatos a prefeito de Salvador. As promessas foram retiradas dos planos de governo protocolados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) – acesse aqui. Nas reportagens são destacados cinco temas: Educação, Saúde, Mobilidade Urbana, Cultura e Emprego/Renda]

A amplicação da matrícula na pré-escola, criação de creches, implantação de colégios em tempo integral, revisão plano de cargos e reorganização pedagógica são alguns dos itens programados.

O G1 lista abaixo oito principais propostas dos candidatos. Nos casos em que o número de promessas sobre o assunto, presentes no plano, for inferior a essa quantidade, foram inseridas todas as proposições.

Em ordem alfabética, com base nos nomes registrados no sistema de candidaturas do Supremo Tribunal Eleitoral (TSE), confira as principais promessas de governo para a Educação listadas pelos prefeituráveis da capital.

ACM Neto (DEM) (Foto: Divulgação)

ACM Neto (DEM)

– Todas as creches municipais ofertarão matrícula em tempo integral.

– Será universalizada a matrícula na pré-escola, para atender a todas as crianças entre 4 e 5 anos de idade.

– Ampliar a oferta de vagas em tempo integral no Ensino Fundamental, através da ESCOLAB, as escolas laboratório desenvolvidas em parceria com o Google, focadas na tecnologia, inovação e experimentação.

– Aumentar os níveis de aprendizagem no município, por meio da expansão das taxas de alfabetização dos alunos do ensino fundamental.

– Dar continuidade ao projeto pedagógico próprio – Nossa Rede, com didática contínua e progressiva, elaborado com a participação direta dos professores, e conteúdo que afirma a identidade cultural da nossa cidade.

– Reduzir as taxas de distorção idade-ano de escolarização, com a manutenção do programa de regularização de fluxo, em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

– Implantação de novas unidades de ensino, além de reformas e reconstrução de todas as escolas que necessitarem de maiores intervenções estruturais.

– Implementar extenso programa de formação continuada para a equipe pedagógica da Rede Municipal de Salvador, abrangendo os técnicos do órgão central e a equipe docente escolar.

Veja no site do TSE o programa de governo completo do candidato ACM Neto

 

Alice Portugal (PCdoB) (Foto: Divulgação)Alice Portugal (PC do B)

– Definição de uma política de valorização do magistério, com atenção ao Plano de Cargos Carreiras e Salários, Estatuto do Magistério e outros dispositivos.

– Estabelecer parceria com instituições de ensino superior para análise dos materiais didáticos utilizados na rede municipal, bem como desenvolvimento de pesquisa e treinamento de professores.

– Cumprir a meta inicial de criação de 138 creches, em parceria com o Governo Federal.

– Reavaliar o fechamento das turmas do programa de Educação de Jovens e Adultos.

– Realizar auditoria para análise dos contratos de fornecimento de merenda escolar.

– Criação de escolas de educação especial na rede municipal.

– Expandir educação profissionalizante, priorizando os estudantes dos bairros populares.

– Criação de programa de iniciação esportiva para crianças e adolescentes nas escolas e creches.

Veja no site do TSE o programa de governo completo da candidata Alice Portugal
 

Célia Sacramento (PPL) (Foto: Divulgação)

Célia Sacramento (PPL)

– Implantar um programa de formação continuada para todos os profissionais da
educação, em parceria com instituições de ensino superior.

– Implantar um programa de distribuição gratuita anual de uniformes e material escolar para todos os alunos da rede municipal de ensino.

– Ampliar o número de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), dos atuais 40 mil para 80 mil.

– Construir 50 novos CMEIS.

– Revitalizar unidades escolares de acordo com as necessidades.

– Reestruturar a proposta pedagógica voltada ao atendimento de jovens e adultos, organizando um currículo voltado ao mundo do trabalho e que considere as diversidades, especialmente quanto às questões de gênero, raça e geração, incluindo lazer e cultura no processo educacional.

– Implantar a educação integral para o Ensino Fundamental II.

– Reestruturar a proposta pedagógica voltada ao atendimento de jovens e adultos, organizando um currículo voltado ao mundo do trabalho e que considere as diversidades, especialmente quanto às questões de gênero, raça e geração.

Veja no site do TSE o programa de governo completo da candidata Célia Sacramento
 

Cláudio Silva, candidato pelo PP (Foto: Divulgação )Cláudio Silva (PP)

– Adequação da capacidade instalada da rede municipal de educação, no que se refere ao aspecto físico (instalações, equipamentos e turnos de funcionamento) e dimensionamento de equipes de apoio e corpo docente, com base na densidade demográfica da subdivisão em bairros, características comunitárias tradicionais e demanda de níveis escolares.

– Implantação de programa de educação continuada para profissionais do corpo técnico e docente, em parceria com centros de pesquisa e entidades de ensino técnico e superior.

– Implantação e revitalização de unidades complementares do sistema municipal de educação tais como: centro de idiomas, centro esportivo e biblioteca central e escolares.

– Implantação e ampliação gradativa do Programa Escola em Tempo Integral para o primeiro ciclo do ensino fundamental.

– Implantação de tecnologias educacionais para modernização da gestão e do processo pedagógico no Sistema Municipal de Educação, com vistas ao desenvolvimento de habilidades funcionais no segundo ciclo do ensino fundamental.

– Dar eficiência ao sistema de monitoramento da rede municipal, por meio da criação da Central de Regulação da Educação e com a implantação do Programa Agentes Comunitários de Educação.

– Criação de rede de articulação permanente com associações de pais, grêmios escolares, moradores e lideranças comunitárias, com vistas à implantação de ações de participação da família na escola e gestão compartilhada da educação.

– Estruturação dos serviços de vigilância e guarda do patrimônio escolar e articulação com o Governo do Estado para melhoria da segurança pública no entorno das unidades do sistema municipal de educação.

Veja no site do TSE o programa de governo completo do candidato Cláudio Silva

 

Da Luz é candidato pelo PRTB (Foto: Divulgação)

Da Luz (PRTB)

– Creche para 100% das crianças.

– Transformação de 100% das escolas municipais em colégios militares.

– Transformação de 50% das escolas em tempo integral.

Veja no site do TSE o programa de governo completo do candidato Da Luz

 

Fábio Nogueira (PSOL) (Foto: Divulgação)Fábio Nogueira (PSOL)

– Estudo e implantação da Tarifa Zero nos ônibus para estudantes.

– Ampliação dos investimentos na construção de creches e em reformas na estrutura educacional.

– Avaliar com os professores os planos e os rumos da educação no município.

Veja no site do TSE o programa de governo completo do candidato Fábio Nogueira

 

Pastor Isidório concorre pelo PDT (Foto: Divulgação)Pastor Sargento Isidório (PDT)

– Propor que a escolha do secretário de Educação seja realizada por consulta pública, pelos profissionais da educação e da sociedade civil organizada.

– Promover a implementação da escola integral, com referência nos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), construídos por Leonel Brizola.

– Aumentar o investimento na educação infantil com garantia da oferta de vagas a todas as crianças de quatro a cinco anos e ampliação na faixa de zero a três anos.

– Inserir no currículo da escola a pauta sobre valores e princípios, que propiciem ao educando a sua real participação na sociedade.

– Construir escolas para eliminar o déficit de vagas, visando atender a demanda do ensino pré-escolar e fundamental.

– Buscar garantir que pelo menos 95% das crianças com oito anos de idade estejam alfabetizadas.

– Buscar redução para menos de 5% a taxa de analfabetismo funcional entre os alunos do 4º e 6º ano.

– Propor que haja critério na escolha e uso de brinquedos e materiais pedagógicos na instituição infantil, pois estes definem formas de socialização e apropriação da cultura, na formação do pensamento das crianças.

Reprodução/G1