Eleito no último dia 30, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já tem participado de alguns compromissos oficiais, mesmo antes de assumir o cargo de presidente da República. O petista volta a comandar o Brasil no dia 1 de janeiro de 2023.
Nesta semana, o grande destaque da agenda de Lula é a COP27 das Nações Unidas. A Conferência Mundial busca deter e lidar com as consequências das mudanças climáticas.
Na quarta-feira (16), Lula participa, às 11 horas (horário local do Egito) do evento “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática”Às 17h15 (hora local), Lula faz seu pronunciamento na COP27, na área da ONU (Blue Zone).
Na quinta-feira (17), às 10 horas (hora local), Lula se encontra com representantes da sociedade civil brasileira, no Brazil Hub, e, às 15 horas (hora local), com o Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática.
Na sexta-feira (18), Lula segue para Portugal, onde tem encontro com autoridades portuguesas e de onde retornará, no fim de semana, para o Brasil.