O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB) comentou sobre a votação que ocorrerá no Supremo Tribunal Federal, no dia 9 de dezembro, sobre a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Salvador. Se a decisão do relator Nunes Marques for mantida, vão ocorrer novas eleições para a Mesa Diretora do legislativo soteropolitano.
Em sua decisão, o relator do processo havia destacado que só é permitida “uma única recondução sucessiva para o mesmo cargo na respectiva Mesa Diretora”. Entretanto, Geraldo Jr. (MDB), atual presidente da Casa, foi reeleito pela terceira vez. Dessa maneira, o ministro pediu a anulação da eleição e convocação de um novo pleito.
“Tive conhecimento hoje (29) pela imprensa, de que havia tido a movimentação no processo, pautando o julgamento para o mês de dezembro. A gente vai aguardar a decisão, a gente acredita e confia na justiça, para proceder uma nova eleição. Hoje, há uma decisão liminar determinando uma nova eleição, e vamos aguardar qual vai ser o julgamento, a posição final do Supremo Tribunal Federal”, declarou durante evento Natal Salvador 2022 em Paripe.
O processo vai ser julgado pelo plenário do STF. Caso a decisão do relator Nunes Marques se mantenha, vão ocorrer novas eleições para a Mesa Diretora da Casa. Do contrário, continua a normativa feita por Geraldo Jr. (MDB), atual presidente da CMS e Carlos Muniz assume o cargo em janeiro de 2023.
Cacá Leão na Prefeitura de Salvador
O gestor municipal comentou ainda sobre a possibilidade do deputado federal, Cacá Leão (PP), assumir alguma secretaria da prefeitura de Salvador. Apesar de confirmar que fará ajustes, destacou que ainda não escolheu quem entrará em sua equipe.
"Cacá Leão é um dos principais deputados da Bahia, candidato a senador, é um jovem de destaque, que tem um brilhante futuro político pela frente. Eu não conversei com ninguém sobre mudanças na gestão, ainda não está no radar. Devo sim fazer ajustes, mas sem data definida, sem prazo definido e sem poder antecipar qual o tamanho destes ajustes que irei fazer. Caca é um quadro que pode compor a gestão de qualquer prefeitura e governo do Brasil, por sua experiência e capacidade”, afirmou Bruno.