Política

Condenação de Lula dificulta reeleição de Rui, avalia Leur

Líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado afirma que o PT sofrerá revezes nas disputas para governador nos estados

NULL
NULL

A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquadrado na Lei da Ficha Limpa após sentença no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) na última semana, deve atrapalhar os planos do PT nas disputas para governador pelo Brasil, entre elas, a do governador da Bahia, Rui Costa.

A avaliação é do deputado estadual Leur Lomanto Júnior (PMDB), líder da oposição na Assembleia Legislativa (Alba). 

“É uma situação que prejudica e muito a candidatura do governador da Bahia. Aliás, todas as candidaturas nos estados, principalmente no Nordeste, onde Lula ainda tem uma penetração grande, vão sofrer uma dificuldade grande por não ter uma candidatura nacional competitiva”, declarou Leur ao BNews nesta segunda-feira (29).

“Rui Costa, por exemplo, deixa de ter uma candidatura consolidada para construir uma candidatura”, reitera o deputado.

Em entrevista à revista IstoÉ, o diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, disse que o PT perdeu a “hegemonia”. Para ele, apesar do cenário desfavorável, a insistência do partido em insistir no nome do ex-presidente como plano A é a única estratégia que lhe resta. 

Leur concorda. “A única arma que eles têm ainda é tentar manter o nome do Lula em evidência, porque eles sabem das dificuldades que terão na construção de uma alternativa que não seja o Lula. Na verdade, todos os advogados, especialistas na área eleitoral sabem já que o Lula não terá a menor condição de ir para a eleição”, diz.

Fonte: Bocão News// FA