Política

Comissões da Câmara serão instaladas nesta quarta-feira com PT e PL dividindo protagonismo

Acordo para a instalação das comissões permanentes foi firmado na noite de terça-feira (15)

Antônio Cruz/Agência Brasil
Antônio Cruz/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados vai instalar, nesta quarta-feira (15), as 30 comissões permanentes da Casa, com a eleição dos presidentes de cada colegiado pelos próximos dois anos. O acordo para o funcionamento foi firmado na noite de terça-feira (14).

A distribuição das comissões entre os partidos obedece a critérios como tamanho de bancada e bloco partidário. Neste cenário, PT e PL devem dividir o protagonismo, segundo o Metrópoles, por terem preferência nas escolhas e ficando com maior número de órgãos sob o seu controle.

O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, deve ficar com a relatoria do Orçamento, considerado um posto-chave e que estava sob a tutela do União Brasil.

Além desta, a legenda deve ficar com a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), sob a presidência da deputada Bia Kicis (DF). O colegiado é visto como uma ferramenta para “atrapalhar” Lula enquanto presidente. Há também outros cinco grupos que ficaram nas mãos dos liberais: Saúde; Esporte; Assistência Social, Infância e Família; Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Por outro lado, o PT do presidente Lula vai ficar com a mais importante das comissões: a de Constituição de Justiça (CCJ). O chefe do colegiado será o deputado federal Rui Falcão (SP). Ademais, também estão com os petistas os seguintes colegiados: Finanças e Tributação; Trabalho; Direitos Humanos e Igualdade Racial.

Entre os parlamentares baianos, Félix Mendonça Júnior (PDT) foi agraciado com a presidência da Comissão de Desenvolvimento Econômico.