Política

Comissão de Esportes da Câmara discutirá redução de velocidade de carros nesta terça (11); entenda motivo

De acordo com Marinho, as cidades seguem priorizando os modos de transporte motorizados, indo em desacordo com o estabelecido pela Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Arquivo  Pessoal
Arquivo Pessoal

Uma proposta do deputado federal Márcio Marinho (Republicanos/BA) pretende diminuir o limite de velocidade dos carros para que ciclistas possam trafegar com maior segurança. A iniciativa será discutida em uma audiência promovida pela Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados às 10h desta terça-feira (11). 

De acordo com Marinho, as cidades seguem priorizando os modos de transporte motorizados, indo em desacordo com o estabelecido pela Política Nacional de Mobilidade Urbana. O parlamentar destaca que o Brasil é signatário da Declaração de Estocolmo, que recomenda estabelecer 30 km/h como limite em áreas urbanas com grande concentração de pedestres. 

“A velocidade e o volume de tráfego atuam como barreiras que impedem ou dificultam significativamente os deslocamentos locais a pé ou de bicicleta", disse.

A audiência pública contará com a participação de representantes da Comissão de Segurança no Ciclismo, da União de Ciclistas do Brasil e do Laboratório de Psicologia do Trânsito do Centro Universitário do Distrito Federal.