A Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou na manhã desta quarta-feira (13) uma carta que será entregue ao senador Angelo Coronel (PSD), autor de um projeto que extingue a conta de 30% de candidaturas femininas.
Em sua fala, a deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) considerou a matéria como “descabida” e sugeriu que o parlamentar a arquive.
Por sua vez, a presidente do PSD Mulher, a deputada Ivana Bastos, mostrou-se favorável a convocar o senador ao debate. “Coronel foi infeliz nessa proposta. Ele disse que a intenção não foi acabar com a cota, mas acabar com a obrigatoriedade. O ideal é chamarmos ele para uma conversa, ele é um homem sensível”, disse.
Em entrevista ao BNews, a presidente do colegiado, a deputada Olívia Santana (PCdoB), falou sobre o conteúdo da carta que será entregue ao senador. “Fizemos um debate consistente e fraterno, considerando que o senador Angelo Coronel foi deputado desta Casa. Estamos abrindo essa janela de diálogo com o senador. É uma carta apresentando os argumentos de por que defendemos a política de cotas para mulheres”, explicou.
As deputadas Jusmari Oliveira (PSD) e Neusa Cadore (PT) também participaram da reunião.
Bnews // AO