Política

Com segurança reforçada, AL-BA pode votar reajuste de salário dos servidores

A sessão conta com reforço na segurança. A medida foi tomada pelo presidente do Legislativo, deputado Adolfo Menezes (PSD)

Juliana Nobre
Juliana Nobre

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) vota, nesta terça-feira (9), 12 projetos de lei. A maior parte das matérias está relacionada à questão do reajuste para as categorias dos servidores públicos, mas também projetos relacionados a reestruturação administrativa da segurança pública e de reajuste do Planserv. A negociação entre os blocos da oposição, com o bloco do governo seguem para definir quais devem seguir para encaminhamento. 

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), explica, em entrevista ao Portal Salvador FM que defende o adiamento da sessão. "A nossa defesa é que a votação não aconteça agora, porque existe gordura orçamentária especialmente para responder as demandas do serviço público que já está com desgaste inflacionado de 54% e o reajuste linear que foi dado pelo governo é de apenas quatro por cento. Então isso pra nós é um absurdo. Assim como na educação e no reajuste dos policiais civis, ou seja, situações específicas que o governo tem gordura orçamentária. O debate democrático ainda é necessário", opinou.

De acordo com membros da oposição ouvidos pela Salvador FM, o relatório do terceiro quadrimestre de 2022 apresentado pela secretário da Fazenda na Assembleia Legislativa mostrou que as despesas com pessoal corresponderam a 36,20 pontos percentuais da Receita Corrente Líquida, quando a Lei de Responsabilidade Fiscal afirma que o limite prudencial pode chegar a 46,17.

A sessão conta com reforço na segurança. A medida foi tomada pelo presidente do Legislativo, deputado Adolfo Menezes (PSD).