A eleição de Jerônimo Rodrigues (PT) ao Governo da Bahia colocou o presidente da Assembleia Legislativa (Alba), Adolfo Menezes, em uma condição favorável para que prolongue o seu mandato na Casa.
De acordo com apuração do Portal Salvador FM, 55 dos 63 deputados já definiram apoio a Adolfo, o que representa 87% do quadro na Alba.
Até o momento, a única parlamentar que manifestou o desejo de enfrenta Adolfo é Ivana Bastos, do seu próprio partido, o PSD. Apesar de ter sido bem votada, ela é estreante na Alba e dificilmente conseguirá se articular para mudar este cenário.
Adolfo, por outro lado, já tem a seu favor o apoio dos deputados do PT, partido do governador eleito, e do PP, que rompeu com a base governista para fechar com ACM Neto (UB) na campanha.
O Solidariedade e o PL também se posicionaram favoráveis à reeleição de Adolfo. Nomes do próprio União Brasil, partido de Neto, endossaram o nome de Adolfo, bem como os deputados do Republicanos. Apenas Júnior Nascimento (UB), que é adversário de Adolfo em Campo Formoso, pode ficar de fora da articulação.
Para colocar ainda mais o atual presidente em condição de favoritismo, o bloco de Oposição, liderado por Sandro Régis, também selou apoio à sua reeleição.
Os novos apoios têm sido celebrados por Adolfo em suas redes sociais. Recentemente ele posou para fotos com os deputados que têm recebido no seu gabinete e manifestado publicamente a sua preferência.