Política

Com agenda cheia em Brasília, Jerônimo conversa com ministro para destravar transposição

Quinta-feira começa com uma reunião com representantes do Fundo de Desenvolvimento Nacional Agrícola (FIDA)

Divulgação/GOVBA
Divulgação/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) já desembarcou em Brasília na manhã desta quinta-feira (9) e tem uma agenda repleta de compromissos na capital federal.

O dia começa com uma reunião com representantes do Fundo de Desenvolvimento Nacional Agrícola (FIDA), na tentativa de auxiliar o governo a tocar o programa Pró Semiárido com a participação de 32 municípios baianos.

"Gerando renda, dando assistência técnica, agrícola e industrial", disse o governador, que também busca incentivos para outro projeto voltado à preservação da Mata Atlântica, o 'Parceiros da Mata'.    

Jerônimo depois tem encontro marcado com o ministro da secretaria-geral do presidente Lula (PT), Márcio Macedo. Na pauta está a questão orçamentária para administrar uma "agenda estratégica" voltadas aos "grandes projetos" do estado em andamento.

"Estão ali o canal do sertão, para levar água a um conjunto de municípios do semiárido. E queremos ver em que medida este ano poderemos dar sinais positivos da transposição do São Francisco, neste braço na Bahia, que vai garantir geração de renda, acesso à água para consumo humano, alimentação ambiental e atendimento da região turística", destacou Jerônimo.

Para finalizar o dia de compromissos institucionais, Jerônimo Rodrigues (PT) visita à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para tratar de assuntos relacionados à área, e ainda vai tentar conversar com representantes chineses para viabilizar a vinda de empresas para o polo de Camaçari e outras regiões da Bahia.