Politica

Com a presença de deputados da sigla, PT realiza 5º Encontro Territorial na Bahia

Encontro Territorial do PT faz parte de uma série de reuniões a serem realizadas pelo partido até maio deste ano

Com a presença de deputados da sigla, PT realiza 5º Encontro Territorial na Bahia
Foto: Coala Ayo

Com a presença de deputados federais e estaduais, o PT da Bahia realizou o 5º Encontro Territorial no estado. Neste sábado (22), a rodada ocorreu na cidade de Esplanada, no leste baiano.

Na atividade, os dirigentes estaduais e dos diretórios municipais do PT da região, os deputados Maria Del Carmen, Radiovaldo Costa – estaduais – e Joseildo Ramos – federal -, o secretário de Estado Osni Cardoso, lideranças políticas e a militância discutiram estratégias e ações para fortalecer ainda mais o partido no estado, inclusive, para as eleições de 2026, reelegendo o governador Jerônimo Rodrigues e o presidente Lula, além da ampliação das bancadas de parlamentares.

“Chegamos neste final de semana ao quinto Encontro Territorial do PT Bahia, hoje, aqui em Esplanada, no Litoral Norte, um encontro muito mobilizado e muito politizado, que a gente reforça a democracia do PT, a força da militância do PT, e faz o partido cada vez mais democrático”, afirmou o presidente do PT Bahia, Éden Valadares.

O PT Bahia vai promover os Encontros Territoriais da legenda em todos os 27 Territórios de Identidade do estado até 18 de maio com as presenças de dirigentes do partido, prefeitos, prefeitas, vereadores, vereadoras, deputados e deputadas estaduais e federais, além de lideranças políticas.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.

Ex-seleção brasileira e médico renomado são alvos do PT para as eleições de 2026

De olho em um bom desempenho nas eleições de 2026, principalmente nos estados, o PT tem discutido alternativas de fora da política para a disputa. Entre os alvos estão um ex-jogador da Seleção Brasileira campeão do mundo em 1994 e um médico renomado.

De acordo com a Folha, os nomes colocados são Raí, ex-meio-campo do São Paulo Futebol Clube e do Paris Saint-Germain, e o médico Drauzio Varela. À coluna Painel, o presidente do PT paulista, Kiko Celeguim, afirmou que Raí seria “muito bem-vindo” ao PT, mas negou qualquer contato.

Ainda de acordo com a publicação, o PT avalia que seu único nome competitivo para uma disputa no estado é o do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mas que tem demonstrado resistência em topar a empreitada.

Outras possibilidades, como os ministros do governo Lula, Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Luiz Marinho (Trabalho) são vistas com mais frágeis eleitoralmente para bater de frente com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), em uma disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo.