Eleições

Com 56,99%, Wilson Lima é reeleito como governador do Amazonas

Seu adversário, Eduardo Braga (MDB) garantiu apenas 43,02% dos votos

Reprodução
Reprodução

Com 91% das urnas apuradas, Wilson Lima (União Brasil) foi reeleito governador do Amazonas. Seu adversário, Eduardo Braga (MDB) garantiu apenas 43,02% dos votos.

No primeiro turno, o governador obteve 42,82% dos votos válidos. Braga ficou bem abaixo da votação obtida por Lima na ocasião, com 20,99%.

A disputa no estado teve uma maior pulverização dos votos no primeiro turno, com o candidato Amazonino Mendes (Cidadania), também ex-governador, tendo obtido 18,56% dos votos válidos naquele momento.

O favoritismo do governador se manteve ao longo de toda a campanha eleitoral, no primeiro e no segundo turno. Lima é apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) e detentor da máquina do estado.

Braga, por sua vez, colou sua campanha na imagem do ex-presidente Lula (PT), especialmente no primeiro turno, e concentrou promessas nos campos da saúde e do desenvolvimento, com repetições sobre programas federais como o Luz Para Todos. O senador foi ministro de Minas e Energia no governo de Dilma Rousseff (PT).