Terceiro lugar nas pesquisas de intenções de voto, o presidenciável Ciro Gomes (PDT) admitiu o incômodo com a adesão de artistas e personalidades à candidatura de Lula (PT) nas últimas semanas, durante o debate exibido pela TV Globo e que adentrou a madrugada desta sexta-feira (30).
Ciro associou Caetano Veloso, que em 2018 fez campanha para o ex-governador do Ceará, ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB), em uma tentativa de atacar o petista, que lidera nas pesquisas para a presidência.
"Se nós pegarmos artistas, cientistas, e tal, todo mundo passando pano, e juntando Caetano com Geddel para ficar em dois baianos, esse país está mergulhado num conchavo absolutamente mortal", disparou o pedetista.
CRÍTICAS
A fala de Ciro não repercutiu bem nas redes sociais. Artistas e jornalistas se posicionaram contra o posicionamento do pedetista em colar a figura de Caetano, que fez elogios ao próprio Ciro no passado, a de Geddel, político condenado por corrupção no escândalo das malas de dinheiro encontradas em seu bunker.
O partido de Geddel, o MDB, deixou a base de apoio a ACM Neto e fechou apoio ao PT, que tinha perdido o PP em uma articulação política que gerou desgaste no grupo de Rui Costa. O MDB indicou o vice na chapa, que é o vereador Geraldo Júnior, presidente da Câmara Municipal de Salvador.
A atriz Elisa Lucinda disse que "Ciro se ciricidou de vez ao associar malévolamente" o artista ao ex-deputado baiano. O jornalista e escritor Reinaldo Azevedo, alvo de ataque da campanha de Ciro, afirmou que o candidato "perdeu o eixo".
#UOLEleicoes Ciro acaba de falar que o PT junta Caetano com Geddel. Perdeu o eixo.
— Reinaldo Azevedo (@reinaldoazevedo) September 30, 2022
Daniela Mercury e a jornalista Vera Magalhães também se posicionaram e condenaram a ofensiva de Ciro.
Que absurdo @cirogomes associar o nome de @caetanoveloso com o de Geddel. A dor de cotovelo de perder a admiração de Caetano está fazendo Ciro agredir o nosso grande artista e cidadão brasileiro. Inaceitável!
— Daniela Mercury (@danielamercury) September 30, 2022
Apesar do apoio declarado na eleição passada, em 2022 Caetano já assumiu publicamente o voto em Lula e em Jerônimo Rodrigues, que disputa o Governo da Bahia pelo PT.
Jerônimo tem como adversário o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), aliado de Ciro Gomes e que costuma ser elogiado pelo candidato do PDT. A vice na chapa de Ciro, Ana Paula Matos (PDT), é vice-prefeita de Salvador e braço-direito do grupo de Neto.