Política

Cientistas renunciam indicação após Bolsonaro revogar homenagem a dois cientistas

Ordem Nacional do Mérito Científico homenageia pessoas que se dedicaram à ciência no país

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro revogar a homenagem da Ordem Nacional do Mérito Científico a dois cientistas, outros 21 profissionais que foram indicados à honraria, renunciaram em solidariedade. Os dois cientistas foram responsáveis por trabalhos que desagradaram ao governo Bolsonaro. 

“A homenagem oferecida por um governo federal que não apenas ignora a ciência, mas ativamente boicota as recomendações da epidemiologia e da saúde coletiva, não é condizente com nossas trajetórias científicas. Em solidariedade aos colegas que foram sumariamente excluídos da lista de agraciados, e condizentes com nossa postura ética, renunciamos coletivamente a essa indicação”, diz carta aberta. 

A Ordem Nacional do Mérito Científico é uma honraria concedida anualmente para homenagear pessoas que se dedicaram à ciência no país. A escolha é feita a partir de indicações da área e votadas em comitê de nove integrantes: seis indicados pela sociedade civil e pelas universidades e outros três representando o governo.