Berço político do deputado federal Elmar Nascimento (União-BA), o município de Campo Formoso, no nordeste baiano, tem vivido uma realidade em meio ao clima semiárido e a situação de insegurança hídrica pela qual passam algumas famílias locais.
Um terreno da prefeitura da cidade guarda ao menos 200 reservatórios de água com capacidade de 10 mil litros cada um e que estão a espera de distribuição. No último ano, o município foi beneficiado com a doação, pelo governo federal, de 500 tanques de água de 10 mil litros, 400 caixas-d’água de 1.000 litros e 400 caixas de 500 litros.
De acordo com a Folha de S.Paulo, a cidade é um fenômeno na relação com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), estatal que vem sendo utilizada como uma espécie de "loja de políticos" nos governos Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT).
Desde o governo anterior, a Codevasf é área sob influência de Elmar Nascimento, que apadrinhou a indicação do diretor-presidente Marcelo Moreira. No ano passado, 98% dos mais de 123 mil reservatórios de água distribuídos pela estatal foram para a Bahia, a maioria por meio de emendas parlamentares.
Os equipamentos destinados a Campo Formoso têm baixa capacidade de armazenamento, que dependem de forma constante dos caminhões-pipa para mantê-los abastecidos com água. Dessa forma, não dão às famílias a mesma autonomia das cisternas, que podem garantir até dez meses de água para beber e cozinhar em uma casa com quatro pessoas.
Ainda segundo a Folha, os reservatórios chegaram ao município em novembro de 2022, e a distribuição tem sido feita a conta-gotas pela gestão do prefeito Elmo Nascimento (União Brasil), irmão de Elmar Nascimento e potencial candidato à reeleição em 2024. A estratégia desapontou os moradores das áreas rurais da cidade, que viram o período chuvoso passar, enquanto parte dos reservatórios seguia estocada pela prefeitura.
Respostas
Procurada, a Codevasf afirmou que suas doações são realizadas após avaliação técnica, legal e de conveniência socioeconômica.
A estatal argumenta que a Bahia é o maior e mais populoso estado do Nordeste, possui duas superintendências da companhia e tem o maior número de deputados federais da região, sendo beneficiária de mais emendas do que outras unidades da federação.
Sobre os reservatórios de água, destacou que a eventual destinação de maior quantidade de bens para a Bahia é compatível com a configuração do estado e com a estrutura local da estatal.
O congressista, por sua vez, não se manifestou. Já Elmo Nascimento negou que exista interferência política e disse que a distribuição dos equipamentos está sendo feito de maneira planejada.