Política

CCJ da Câmara aprova audiência pública para discutir projeto de subsídio para transporte coletivo em Salvador

Aleluia defende ainda alternativas para o financiamento do transporte público na capital baiana, como a exploração do mobiliário urbano

Divulgação
Divulgação

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Salvador aprovou, nesta terça-feira (24), a realização de uma audiência pública para debater o projeto de lei do Executivo que versa sobre o subsídio para o transporte público em Salvador. O presidente da Comissão, o vereador Alexandre Aleluia (PL), propôs os debates a fim de que a melhor solução seja encontrada a partir da proposta enviada pela Prefeitura de Salvador. Não foi definida ainda uma data e horário para a realização da audiência.

"A proposta encaminhada pelo prefeito indica a concessão de benefício até, no máximo, 31 de dezembro deste ano. Eu sou contrário à concessão de subsídio, pois, no final, quem vai custear essa conta são os pagadores de IPTU e de ISS que verão o dinheiro de seus impostos encaminhado para compensar os erros cometidos na gestão do transporte público de Salvador", destacou Aleluia.

O edil defende alternativas para o financiamento do transporte público na capital baiana, como a exploração do mobiliário urbano e estações de transbordo com publicidade ou mesmo a utilização do patrocínio pago por cervejarias durante o carnaval. "Há também a possibilidade de envelopamento dos ônibus como forma de viabilizar a exploração por empresas de outdoor; e o busdoor também deve ser pago", disse o vereador. Ele ressaltou: "o sistema tem que ser financiado por tudo que sobreviva do fluxo do sistema e da publicidade e não por quem paga ISS e IPTU", acrescentou.