Política

“Carnaval não é uma brincadeira, emprega muita gente”, dispara Claudio Tinoco rebatendo fala de Rui Costa

O vereador acredita que mesmo com a descoberta de casos da variante Delta na Bahia, ainda é possível que a grande festa seja realizada no ano que vem

Juliana Nobre
Juliana Nobre

O vereador Claudio Tinoco rebateu o governador Rui Costa, afirmando que o planejamento do Carnaval deve acontecer, pois “não é uma brincadeira, emprega muita gente e é o grande palco da nossa cultura”. Na última semana, Tinoco, em sessão na Câmara de Salvador comentou uma fala de Rui Costa sobre fazer o Carnaval de 2023 com todos utilizando máscaras por conta da pandemia da Covid-19. Ele acredita que mesmo com a descoberta de casos da variante Delta na Bahia, ainda é possível realizar a grande festa no ano vem.

“Nos últimos 12 anos eu estive à frente da coordenação do Carnaval durante 8 [anos], sou presidente da Saltur e secretário de cultura e turismo, eu sei. Aquilo que o governador não compreende é a importância de um planejamento de uma festa com bastante antecedência. Independente do que possa ser uma terceira onda de Covid no Brasil, uma variante dessa vir agressivamente, tendo que estabelecer novas restrições, não tem problema algum”, disparou o vereador ao LDNotícias.

Tinoco usou como exemplo o pensamento do início da pandemia de que seria possível fazer um Carnaval fora de época ainda este ano, entretanto com as condições sanitárias não aconteceu. Segundo ele, “o que não pode é ficar parado”.

“Só é lembrar que no ano passado tínhamos uma expectativa que em julho de 2021, nós pudéssemos ter um Carnaval fora de época aqui na nossa cidade e em outras capitais brasileiras. Se essa condição sanitária não for oferecida para dar segurança a todos, ele [Carnaval] não ocorrerá. O que não pode é ficar parado e sobretudo trabalhando contra. Quando o governador fez essa afirmação, ele fez em tom de ironia, e o Carnaval não é uma brincadeira, emprega muita gente, é o grande palco da nossa cultura”.

Claudio Tinoco foi o responsável pela proposta de criação de uma Comissão na Câmara Municipal para discutir a retomada dos eventos. “Nós não só propomos a criação como instalamos a Comissão, no dia de ontem [26], já está publicada no Diário Oficial da Câmara Municipal de hoje [27], então já está em vigor. Inclusive na próxima segunda-feira eu apresento o plano de trabalho para os demais membros, e a gente deve ter uma discussão e deliberar. O que eu posso antecipar é que vamos procurar ser um fórum de debate e discussão, mas também de proposição. (…) A sociedade ainda tem muitas dúvidas e nada melhor que a Câmara, o poder Legislativo, fazer essa mediação entre o poder público, o Executivo, as associações privadas e a população em si, que tem é claro seus anseios e preocupações, mas também seus deveres”,  finalizou sua fala ao site.