Política

Carlos Muniz ganha apoio de vereadores da oposição e se aproxima da unanimidade na CMS

Presidente da Câmara já tem o apoio de 40 dos 43 edis para ser reconduzido ao cargo

Foto: Antônio Queirós/CMS
Foto: Antônio Queirós/CMS

O presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Carlos Muniz (PSDB), ganhou o apoio de mais vereadores da base de oposição na Casa Legislativa e se aproximou da “unanimidade” entre os seus pares para garantir a recondução ao cargo, cuja eleição acontece em janeiro de 2025.

Na tarde de segunda-feira (21), o tucano recebeu o suporte dos vereadores Sílvio Humberto (PSB), Marta Rodrigues (PT), Augusto Vasconcelos (PCdoB) e Aladilce Souza (PCdoB), em uma reunião na CMS.

Durante o encontro, os integrantes da bancada apresentaram uma pauta com 16 itens, que foram acordados com o presidente do Legislativo. Entre eles, está a manutenção da autonomia diante do Poder Executivo e a garantia da proporcionalidade das bancadas na composição das comissões temáticas da Casa.

“Fizemos uma avaliação positiva desses dois anos e decidimos apoiar a reeleição do presidente Carlos Muniz”, afirmou o socialista, líder do grupo de oposição na Câmara. Na ocasião, ele pontuou que todos os pontos da “carta compromisso” foram acatados por Muniz, “o que reforça a autonomia da Casa, os espaços legislativos e assim, o fortalecimento institucional da Câmara de Salvador”, completou Sílvio Humberto.

Com mais essas adesões, já são 40 os vereadores que declararam apoio à reeleição de Carlos Muniz. Os integrantes das bancadas do União Brasil, PP, PL, PDT, DC, PRD, PSDB, Podemos, PV, MDB, PSD, Republicanos e Cidadania já referendaram o voto para a permanência do tucano no cargo. Desta forma, para atingir a “unanimidade”, Muniz precisaria contar com o apoio do PSOL, quem tem duas cadeiras na Casa.