Os estudantes das escolas públicas e privadas de Salvador terão a oportunidade de vivenciar a experiência prática do processo democrático no legislativo municipal. O presidente da Câmara, Carlos Muniz (PTB), anunciou que será realizada a primeira edição do Parlamento Jovem Salvador, entre os dias 29 de maio e 02 de junho.
Muniz parabenizou a vereadora Marta Rodrigues pela iniciativa e destacou que o evento é promovido pela Escola do Legislativo com o objetivo de aproximar ainda mais os jovens da cidade dos trabalhos realizados pela Câmara Municipal. Ele ressaltou que a atividade é uma oportunidade para os jovens entenderem a importância do papel dos vereadores nas decisões que afetam o futuro da cidade.
Os interessados devem se inscrever e escrever uma redação com o tema "Como melhorar a realidade da minha cidade?". Serão disponibilizadas 43 vagas para vereadores jovens e 7 para suplentes. O evento terá atividades presenciais e por videoconferência.
Durante a sessão plenária, os vereadores jovens vão apresentar seus projetos, defendê-los e votar as propostas apresentadas. As matérias aprovadas poderão ser inscritas nos Anais da Câmara Municipal de Salvador.
Marta Rodrigues enfatizou a importância da participação ativa dos jovens na política e o conhecimento sobre os trâmites e responsabilidades do legislativo municipal. Ela destacou que isso é fundamental para fortalecer a democracia e melhorar a qualidade de vida da população.
As inscrições podem ser feitas até 05 de maio no site da Câmara Municipal de Salvador. Podem participar alunos do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Profissional integrado ao médio ou EJA (Educação de Jovens e Adultos) do ensino fundamental (fase II) e do EJA do ensino médio, matriculados em escolas públicas ou particulares. O resultado será divulgado no dia 19 de maio no Diário Oficial do Legislativo e no site da Câmara Municipal de Salvador.