O próximo nome a ocupar a vaga no conselho do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) está mais perto de ser definido. Nesta segunda-feira (6), a ex-primeira-dama Aline Peixoto e o ex-deputado estadual Tom Araújo (União) serão sabatinados pela Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
Às 10h, a enfermeira e esposa do ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), irá passar pela avaliação da comissão presidida pela deputada Maria del Carmen (PT). Já Tom Araújo vai ser sabatinado às 15h.
Depois, a CCJ vota secretamente pela aprovação cada uma das candidaturas. Caso passem, o presidente da AL-BA, Adolfo Menezes (PSD), tem o caminho livre para convocar a eleição definitiva, que pode ocorrer no plenário na próxima terça (7) ou quarta-feira (8).
Como Tom precisou antecipar a sabatina devido a uma cirurgia que fará em São Paulo, a tendência é que a votação aconteça na quarta-feira (8), no Dia Internacional da Mulher. Deputados governistas tem visto a possibilidade de forma positiva, já que vislumbram na candidatura de Aline a possibilidade de ter a primeira mulher ocupando uma vaga no conselho do TCM.
Aquele que obtiver 32 votos, a maioria simples dos 63 parlamentares, será o novo conselheiro do Tribunal. Se nenhum dos dois candidatos alcançarem o apoio mínimo necessário, a eleição é reestabelecida com a inscrição de dois novos nomes.