Eleições

Candidato do PSOL diz que partido de ACM Neto lutou contra cotas raciais no STF

De acordo com Kleber, o candidato utilizou da autodeclaração para ter "acesso maior" ao fundo partidário

Vagner Souza/ Salvador FM
Vagner Souza/ Salvador FM

O candidato ao governo do Estado, Kleber Rosa (PSOL) criticou que a autodeclaração de ACM Neto (UB) apresenta-se como uma " afronta ao povo negro". De acordo com Kleber, o candidato utilizou da autodeclaração para ter "acesso maior" ao fundo partidário.

Durante entrevista à rádio A Tarde FM, na manhã desta sexta-feira (23), o socialista disse que a autodeclaração de pardo do ex-prefeito da capital baiana, ACM Neto “representa um desrespeito à população baiana, uma afronta ao povo negro”. O postulante ao Palácio de Ondina ressaltou que o partido de ACM Neto protagonizou ação na justiça contra as cotas raciais e se autodeclarou ao TSE como negro com o objetivo  de obter "acesso maior" ao fundo partidário.

"É um profundo desrespeito a nós negros e negras que lutamos tanto em defesa das políticas públicas, das ações afirmativas no Brasil. Eu que participei ativamente do movimento em favor das cotas na UFBA e em concursos públicos me sinto totalmente desrespeitado com a autodeclaração racial de ACM Neto. Ele representa a oligarquia branca e elitista da Bahia e vai ter que arcar na justiça pela autodeclaração fraudulenta e oportunista”, rebateu Kleber.