Política

Câmara vota na 3ª projeto que desobriga a Petrobras de ser operadora exclusiva do pré-sal

Está previsto um café da manhã na terça-feira, com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para articular a agenda da semana

NULL
NULL

 src=A Câmara dos Deputados só deve votar na terça-feira o projeto que desobriga a Petrobras de ser operadora exclusiva em áreas do pré-sal sob o regime de partilha, informou a presidência da Casa nesta segunda-feira.

Foi convocada uma sessão para a tarde desta segunda, mas desde a última semana parlamentares já alimentavam a expectativa apenas de encerrar a discussão da proposta, para votá-la na terça.

O governo se esforçou para mobilizar sua base e garantir quórum para a votação de matérias importantes nesta semana na Câmara dos Deputados, caso do projeto do pré-sal, de outra proposta que altera as regras para a regularização de recursos não declarados no exterior e ainda da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um teto para os gastos públicos, que aguarda votação em uma comissão especial da Casa.

A articulação do governo incluiu ainda um jantar nesta segunda com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para tratar especificamente da PEC, para dirimir dúvidas dos deputados e fornecer argumentos para que defendam a proposta.

Também está previsto um café da manhã na terça-feira, com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para articular a agenda da semana.

Apesar da mobilização do governo, o quórum da Câmara era insuficiente nesta segunda-feira, um dia após o primeiro turno das eleições municipais. Pouco antes das 19h, havia 165 deputados na Casa, sendo que 141 deles registraram presença no plenário. O quórum mínimo para iniciar uma votação é de 257 no plenário.

Reprodução: Uol