A indecisão dos vereadores de Salvador sobre quem apoiar na eleição para presidência da Câmara pode colocar um peso nas costas do presidente da Casa, Leo Prates. Ele já se reuniu com alguns dos integrantes do Legislativo municipal e, segundo pessoas com conhecimento das conversas, vem demonstrando preocupação com os diálogos.
A expressiva maioria dos vereadores com quem Leo Prates já conversou estaria esperando o atual presidente da Câmara indicar quem é o melhor nome para ser seu sucessor. No entanto, ele não gostaria de direcionar o voto dos vereadores para não ser eventualmente responsabilizado caso o novo desagrade o restante da Casa.
Na última semana, Leo Prates deu início a uma série de conversas com os vereadores de Salvador para sondar qual o nome mais apoiado entre eles e tentar articular uma candidatura única. Mas, pelo menos na maior parte das primeiras conversas, a responsabilidade de apresentar um nome vem ficando na conta do atual presidente da Câmara, de acordo com pessoas próximas da situação.
Nesta segunda-feira (15), uma reunião do Colégio de Líderes definiu que a eleição para a presidência da Câmara vai acontecer no dia 19 de dezembro, daqui 65 dias. A partir do próximo ano, Leo Prates, vai assumir o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e não vai acompanhar diariamente a gestão de seu sucessor. Indicado por ele – como querem os vereadores -, ou não.
Bn // AO