Das mãos do vereador Luiz Carlos Suíca (PT), a atual secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, recebeu o Título de Cidadã da Cidade do Salvador em sessão especial com a presença de representantes de movimentos sociais, sindicais e culturais, nesta quinta-feira (29), na Câmara de Salvador.
Segundo Suíca, natural de Itamaraju, no extremo-sul da Bahia, Fabya é uma das pessoas que ajudou o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) a se consolidar no estado. Para o propositor da honraria, a atuação da doutora em Ciências Sociais por 13 anos no MST com projetos, assessoria e mobilizações já seria suficiente para lhe conceder o Título de Cidadã, mas também teve sua atuação na periferia da capital e em grupos ligados ao movimento negro estadual.
“Mulher negra que ajudou a consolidar o MST na Bahia. Fabya Reis é uma das pessoas que nos faz ter orgulho e esperança para dias melhores para a negritude. Ela tem mestrado, doutorado, pós-doutorado e carrega em si a essência da luta por direitos humanos, justiça e igualdade social. É dessa forma que ela recebe esse título de cidadã soteropolitana. Além de ter serviços prestados às comunidades periféricas e de matriz africana. Ela é um exemplo de que podemos avançar e ocupar locais de poder com formação e com a certeza de que cuidará dos nossos”, discursou a Suíca, em meio a vídeos de felicitações do governador Jerônimo Rodrigues e dos ex-governadores, o atual ministro Rui Costa, o senador Jaques Wagner, entre outras personalidades da política nacional.
Fabya Reis atua no governo estadual desde a gestão de Wagner, trabalhando para consolidar direitos da população negra, dos povos e comunidades tradicionais, além de fortalecer as políticas de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa. Agora ela está na missão de trabalhar na redução das desigualdades e na garantia de direitos, principalmente dos grupos vulnerabilizados do estado. Emocionada, a secretária agradeceu ao vereador Suíca e a todos que estavam presentes à sessão especial, inclusive o vice-governador Geraldo Jr. (MDB), além de deputados e lideranças políticas.
“Temos convergências históricas das nossas lutas. E Suíca sempre marca posição, é assim que reconhecemos seu mandato popular, por posições políticas e de batalhas nem sempre fáceis, principalmente na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana. Não é só Fabya Reis, são as lutas coletivas que nos arrastam até aqui. Portanto, muito obrigada vereador”, salienta a secretária que é companheira do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA). Fabya ainda ratifica que sua luta política foi forjada nas religiões de matriz africana, em terreiro de candomblé, e reafirmou sua posição marxista e socialista ao fim da sessão em sua homenagem.