Política

Câmara Federal começa votação da reforma tributária nesta quinta (6); impostos cobrados podem mudar

Votação começa nesta quinta-feira (6) e deve seguir até a próxima sexta (7).

Lula Marques/ Agência Brasil
Lula Marques/ Agência Brasil

A Câmara dos Deputados iniciará às 18h desta quinta-feira (6) a votação do texto da reforma tributária, segundo o coordenador do grupo de trabalho e deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), e deve prosseguir até a sexta-feira (7), quando os deputados definirão o texto final da reforma. 

As discussões sobre a matéria começaram na última quarta (5), com a leitura do parecer preliminar do relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) em sessão no plenário da Casa, que propôs a substituição de dois tributos federais (PIS e Confins), por um novo tributo, denominado pelo parlamentar de Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que deverá ser gerido pela governo Federal. 

Além disso, o deputado propôs a substituição de outros dois tributos, o Imposto Sobre Comercialização de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto Sobre Serviço (ISS), por um tributo chamado Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que será gerenciado por estados e municípios. Outro tributo previsto para reformulação será o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que, se aprovado, deve passar a ser seletivo. 
 

Com informações da Agência Brasil