A Câmara Municipal de Salvador (CMS) vai definir, em eleição nesta quinta-feira (2), a composição da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2025-2026. A expectativa é a de que o pleito comece a partir das 9h. A principal função do grupo é a de coordenar as atividades legislativas e exercer a administração do órgão.
O colegiado é composto pelo presidente, 1º, 2º e 3º vice-presidentes, 1º, 2º, 3º e 4º secretários, corregedor, ouvidor e ouvidor substituto. Com relação ao cargo principal, a tendência é a de que o vereador reeleito Carlos Muniz (PSDB) seja reconduzido ao posto, por ter mais de 40 apoios declarados entre os edis.
Na quarta-feira (1º), o próprio tucano, em declaração à imprensa após a solenidade de posse afirmou que a formação da Mesa Diretora estava “90% definida, faltando apenas a definição de dois ou três casos”. Uma reunião antes da eleição deve confirmar as posições de cada vereador no grupo.
Dos atuais ocupantes do cargos, Sabá (DC), Marcelo Maia (DC), Cátia Rodrigues (União), Isnard Araújo (PL) e Átila do Congo (PMB) não conseguiram se reeleger. Edvaldo Brito (PSD) não tentou à reeleição na Câmara e Augusto Vasconcelos (PCdoB), por sua vez, foi reeleito, mas foi nomeado secretario estadual de Trabalho, Emprego e Renda.