Texto segue para o Senado

Câmara aprova projeto que autoriza agente de trânsito usar arma de fogo

A proposta inclui o cargo de agente de trânsito estadual, distrital e municipal, no rol de carreiras do sistema de segurança pública

Agente de trânsito em Salvador. Foto: Bruno Concha/Secom
Agente de trânsito em Salvador. Foto: Bruno Concha/Secom

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (18), um projeto que cria a Lei Geral dos Agentes de Trânsito. O texto prevê, por exemplo, a autorização para que os agentes de trânsito possam ter o porte de arma de fogo.

O projeto de autoria do deputado Nicoletti (UB-RR) foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça em caráter conclusivo e deve seguir para análise no Senado Federal. A proposta inclui o cargo de agente de trânsito estadual, distrital e municipal, no rol de carreiras do sistema de segurança pública.

Ao justificar sua proposição, o deputado Nicoletti defendeu a importância de estender o porte de arma aos agentes de trânsito. “Eles são integrantes operacionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp)”, contextualizou.

O texto que prevê a Lei Geral dos Agentes de Trânsito foi relatada pelo deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP).

“Através das abordagens para fiscalização de trânsito, além do grande risco ao qual esses servidores ficam expostos, muitas vezes se deparam com crimes, uma vez que o veículo automotor é uma ferramenta fundamental para o cometimento de diversos crimes, em especial os crimes violentos, como roubos, sequestros, crimes contra a vida, entre outros”, enfatizou Nicoletti.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.