Eleições 2026

Caiado chega a Salvador para lançar pré-candidatura a presidente em movimento considerado 'solo' e 'precipitado' por aliados

Evento está previsto para acontecer no Centro de Convenções de Salvador, na orla da Boca do Rio

Governador Caiado em gravação de documentário para o Brasil Paralelo. Foto: Wesley Costa/Divulgação
Governador Caiado em gravação de documentário para o Brasil Paralelo. Foto: Wesley Costa/Divulgação

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), chega a Salvador nesta terça-feira (1º). Ele fica na capital baiana até sexta-feira (4), quando será homenageado com o Título de Cidadão Baiano e com a Comenda 2 de Julho em evento previsto para acontecer no Centro de Convenções de Salvador, na orla da Boca do Rio.

A solenidade, no entanto, será marcada por outro detalhe: o lançamento da pré-candidatura de Caiado para presidente da República nas eleições de 2026.

Nas redes sociais, Caiado fez o convite:

“Conto com vocês nessa caminhada por um país mais justo, próspero, seguro e forte. Vamos juntos”, convocou.

O chefe do Executivo goiano tem sido pressionado por aliados do próprio partido, o União Brasil, a adiar ou até mesmo cancelar o lançamento. De acordo com reportagem do jornal O Globo, filiados ao partido alegam que o movimento do governador tem sido considerado “solo” e “precipitado”.

Rumos diferentes

O gesto de Ronaldo Caiado acontece no momento em que o União Brasil discute com o PP a criação de uma federação para as eleições de 2026. Além disso, uma ala interna da agremiação tem defendido o apoio à reeleição do presidente Lula.

Por outro lado, há um grupo dentro do UB que defende a aproximação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Caiado tem enfrentado resistência não só dentro do seu partido, mas também no campo da direita, onde há concorrentes como Romeu Zema, governador de Minas Gerais, Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, e Ratinho Júnior, governador do Paraná.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.