A montadora chinesa BYD deve herdar os benefícios fiscais antes concedido a Ford, na Bahia. De acordo com informações do site Poder 360, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) deve fazer a autorização nos próximo dias.
Inicialmente, estes benefícios estavam previstos para durar até o ano que vem. No entanto, o prazo foi ampliado até 2032 após a aprovação da PEC da reforma tributária. O Mdic produziu um parecer para que a BYD herde os incentivos dados para a Ford e enviou para a Receita Federal analisar. Caso seja aprovado, o documento segue para o Ministério da Fazenda.
“[A BYD] entrou com pedido de habilitação, que está em avaliação. Se uma montadora for criar uma fábrica, não pode porque o benefício foi concedido no passado. Hoje, só vale para os que já têm. Se a Stellantis [montadora da Fiat, Jeep e outras] fechar e vier uma empresa para comprar, também vai se beneficiar”, disse o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Mdic, Uallace Moreira.
A BYD comprou a planta que pertencia à montadora dos Estados Unidos em Camaçari, cidade localizada na Região Metropolitana de Salvador.