Eleições

BTG/FSB: Lula vai a 46% e Bolsonaro tem 32% na primeira pesquisa sem Doria

É a primeira rodada após a retirada do nome do ex-governador João Doria (PSDB)

Montagem
Montagem

A nova rodada de pesquisa BTG/FSB divulgada nesta segunda-feira (30) mostra o ex-presidente Lula (PT) com 46% e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) com 32%, no primeiro levantamento do instituto sem a presença do ex-governador João Doria (PSDB).

O terceiro colocado é o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 9%. A senadora Simone Tebet (MDB) tem 2%, enquanto o deputado federal André Janones (Avante) tem 1%. Leonardo Péricles (UP), o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil), Sofia Manzano (PCB), a sindicalista Vera Lucia (PSTU), José Maria Eymael (DC) e o cientista político Felipe D'Avila (Novo) foram citados, mas, por arredondamento, não chegaram a 1%.

Brancos e nulos somam 2% e 5% disseram que não votariam em nenhum candidato.

Sem Doria, não é possível estabelecer uma comparação direta, mas Lula tinha 41% das intenções de voto na rodada passada, divulgada em abril, enquanto Bolsonaro e Ciro tinham o mesmo índice.

Foram ouvidos 2.000 eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 27 e 29 de maio. As entrevistas foram feitas por telefone. O índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa foi feita pelo Instituto FSB, contratada pelo banco BTG Pactual e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número de protocolo BR-03196/2022.